domingo, 29 de março de 2009

Oração pra Santa Kate

Santa Kate Winslet, protetora dos Indicados e nem sempre Premiados,

não ando com a barra muito limpa com a senhora, confesso.
Não vi "O leitor". Faltou tempo. Mais que isso, faltou vontade.
Vi "Foi apenas um sonho", que a senhora fez com seu marido e com o Leonardo... Pô, gostei bem.

Comecei a torcer por sua premiação no último Oscar quando li uma declaração sua, várias vezes indicada e sempre voltando pra casa de mãos abanando: "A gente ensaia bastante e faz uma cara de indicado derrotado e tudo bem". A declaração era mais elegante que isso, mas a idéia é essa.

Santa Kate, me empresta a tal cara! Ou, pelo menos, me dá uns toques pra eu fazer bonito na terça-feira, quando entregam o Prêmio Femsa. Pela primeira vez, em 17 anos de carreira, sou indicado como melhor autor - de texto adaptado, por "O Médico e os Monstros", uma das montagens mais deliciosas de texto meu... A produção do La Mínima, que foi apresentada no Sesi da Paulista, tem outras indicações e, claro, torço por todas.

Estou excitado com o lance e seria muito mentiroso de minha parte dizer que ser indicado já é uma vitória. É uma delícia ler o próprio nome na lista dos finalistas. Mas legal mesmo deve ser ganhar. Uma coisa é certa: se perder, terei perdido pra um concorrente de qualidade (os outros indicados são bem bacanas, nossa!). Já ganhei prêmios de dramaturgia, mas com peça montada, testada pelo público, é a primeira vez que concorro. E olha que até hoje não me conformo com esses comitês julgadores, que sequer indicaram Karin Rodrigues ou Rubens de Falco, por seus trabalhos em peças minhas. Talvez porque fizessem peças em que faziam o público rir, estes atores foram injustiçados, digo pra quem quiser ouvir - ou ler, no caso do blog.

Agora, o que modetamente peço, Santa Kate Winslet, é a expressão elegante, de quem perde com chiquê. Agora, se ganhar, eu juro que não vou reclamar... e até tomo uma cerveja em seu louvor, minha santa, lá no bar dos Parlapatões. Quando a senhora baixar por aqui, dá um toque e eu levo lá. Se coincidir de ser mês de Satiryanas, a senhora vai viciar.

Se cuida, santa Kate. Amém.

13 comentários:

  1. O céu já tem então dois novos santos e parece, a partir de agora, um bom lugar para se transferir depois da morte: Santa Kate, canonizada por vossa augustíssima eminência Dom Viana, e São John Coltrane. Deu numa das últimas edições da Trip que um povo lá de São Francisco (só podia ser lá), criou uma igreja para o músico e o reverencia como um verdadeiro santo.

    Antes, para encontra gente como John Coltrane, Miles Davis, Ernest Hemingway, Jean-Paul Sartre era necessário ir para o inferno, pois era lá que eles fatalmente estariam por determinação da Igreja.

    Não vamos nos esquecer dos inferninhos, expressão que caracterizava as boates, aqueles antros de pecado (bebida, mulheres, sexo, drogas).

    Agora, com a decisão de vossa eminência Dom Viana, a justiça começa a ser feita no andar de cima. E os inferninhos talvez possam ser merecidamente rebatizados para paraisozinhos. Fala sério, um lugar onde tem tanta coisa interessante rolando, só pode ser bom...

    ResponderExcluir
  2. Achei o link da matéria da trip com São John Coltrane:

    http://revistatrip.uol.com.br/revista/173/especial/jazz-lhe-abencoe.html

    ResponderExcluir
  3. Franz K., grande, obrigado pelo voto de apoio. E eu afirmo em público que continuo devendo visita à sua peça. Assim que tiver uma folga aqui no pelaurinho...
    Vita, mon cher, deixa eu atualizar seu vocabulário. "Inferninho" é um termo que voltou à moda. A patota de 20 e poucos anos adora ir em inferninhos na Augusta. Não, não são os mesmos dos seus verdes anos. É uma versão light. Mas se vc falar 'inferninho' pra um jovem baladeiro, ele vai entender perfeitamente.
    Renascem as minhas esperanças na sobrevivência das palavras com mais de 3 sílabas.

    ResponderExcluir
  4. Agora, uma igreja pro Coltrane? A hora da comunhão é o que? Um baseado que roda? "Tomai e provai dessa heroína, todos vós."

    ResponderExcluir
  5. Mário,
    Eu sempre esqueço que você está mais inteirado das coisas da juventude do que eu. Morro de medo de ser acusado de pedofilia....

    Coloquei um comentário no texto dos olhos azuis do Lula. É do NYT e gostei bastante. Dê uma olhada depois...

    ResponderExcluir
  6. Vai ganhá! Vai ganhá!

    Não faz limpeza de pele, fica marquinha.
    E na festa senta do lado de gente famosa.

    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  7. Sacanagem, ela não é gordinha não.... Diria que ela está no ponto, tipo ponto argentino, crocante por fora mas suculenta por dentro....

    ResponderExcluir
  8. Mário, além da minha torcida, queria dizer que a gente andava precisando mesmo de uma santa jovem, bonita, que fale inglês fluente, que tenha passaporte da União Europeia e que ganhe em dólares. As santas que eu conheci, até aqui, não tinham nada disso, viu... Tadinhas. Sérgio Roveri

    ResponderExcluir
  9. eu tb torço por vc e adorei ter achado seu blog, pq te acompanho anonimamente há muito tempo.

    bom demáááássss te achar na blogosfera!!!

    bjo enorme.

    adriana saboya
    ex-setur do ceará

    ResponderExcluir
  10. querido, concordo com tudo que o serginho disse. não saberia dizer melhor. foi ontem. espero que você tenha ganho, de coração. mas como não vou especular sobre o que já aconteceu, aproveito o carreto pra registrar que teu blog tá cada vez mais legal. e foi muito (bem) falado lá no maranhão. aliás, que terra, meu deus. o ivam armou um plano: aos 80, vai voltar a fumar e vai se mudar pro maranhão. eis aó uma velhice de prazeres que se descortina pro nosso querido amigo. abração! guza

    ResponderExcluir
  11. Guza, algum dia vou contar uma história que me coloca numa ilha do Rio Axixá (interior do MA, cidade natal do Zeca Baleiro) com 12 maconheiros e uma galinha fujona. "Cidade de Deus" versão MV.

    Serginho, as coitadas das italianas têm passaporte da UE. Até o menino jesus de praga...

    SABOYA MARAVILHOSA!!! Gente, essa mulher conhece cada grão de areia das mais lindas praias cearenses (linda praia cearense parece pleonasmo). Volte sempre, ´lindona.

    ResponderExcluir