domingo, 8 de novembro de 2009

A butique dela


Demorei pra escrever a respeito do caso da minissaia. Queria ver até que ponto ia a coisa toda. A história da menina que foi avacalhada no campus da Uniban porque estava usando uma roupa "inadequada" rodou jornais, colunas, blogs e programas de TV. A menina virou uma instant-celebrity e deve ter deixado seus agressores ainda mais incomodados: ela denegriu a imagem do instituto de ensino... Sábado, veio o troco: ela foi expulsa da universidade. Vamos combinar: precisa escrever algo a respeito?

Digamos que. Vamos supor que. Vá lá, quem sabe os caras. Mesmo que algumas entrevistadas (sim: mulheres) ao longo da semana tenham razão, que a Menina - vou chamá-la assim, ok? - tenha se exibido com mais despudor do que o 'permitido'... mesmo que ela tenha se recusado a trocar de roupa para evitar um tumulto maior... não dá pra entender o motivo do tumulto em si. Um par de pernas? Ok, o fundamentalismo moralista tá tomando conta da cidade, a Lei Cidade Limpa tirou das paredes dos prédios aqueles outdoors com gente gostosa em trajes íntimos - mas daí a achar que gente bonita ofende é um passo maior do que as pernas (perdão pelo trocadilho). E na direção errada.
A história continua mal explicada, mas uma coisa é certa. Os alunos foram de uma agressividade pré-histórica, a Menina fez muito bem em botar a boca no trombone e a universidade perdeu uma excelente ocasião de injetar um pouco de esperança no futuro da educação no Brasil. Ao expulsar a aluna, a reitoria está punindo a vítima do estupro. Pior, está agindo com uma ética troglodita. A Menina só foi informada da expulsão pelos repórteres. A universidade pensou primeiro no release, antes de comunicar o fato à principal interessada.
Estamos, não é de hoje, numa nação de moralidade hipócrita: os colonizadores portugueses inauguraram a prática do turismo sexual ainda no século 16, atravessando o mar-oceano pra saracotear com negras e índias em terras brasileiras. Até mesmo numa novela (salvo engano, "Água Viva", de Gilberto Braga), uma personagem era quase linchada em Ipanema por fazer top-less, copiando na ficção um fato real acontecido no Rio. Nosso carnaval exibe corpos em detalhes de livro de medicina e uma mulher não pode mostrar os peitos na praia. Nossas praias de nudismo, um convite à liberdade, são um dos territórios mais machistas e escrotos que já vi: homem sozinho não entra, dois amigos não entram - só entra casal hétero ou duas mulheres. Isso é norma! Tentem explicar isso pra um casal gay francês que só queria dourar o pingolan em águas naturalistas du Brésil...
Vivemos uma época em que, abrindo qualquer revista, podemos saber detalhes anatômicos do ator tal, quantas vezes o cantor X goza ou quem frequentou a cama da modelo Y - contado por ela! O que poderia ser a manifestação sadia da sexualidade, em seus mais variados formatos, se transforma num exercício exibicionista totalmente sem graça. Mas há pessoas, como a Menina da Uniban, que acreditam nisso: elas acham que a sensualidade tão elogiada nas revistas é privilégio democrático. Enfia-se numa minissaia, de repente até fica meio vulgar, mas ela gosta assim e pronto. Como dizia o Garrincha, ela só não combinou com os adversários.

18 comentários:

  1. É isso mesmo, Mário. Concordo com tudo o que você escreveu. Fiz uma provocação sobre esse episódio: http://www.umaviagemimovel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Mário. Pleno século 21, na maior metrópole da América Latina, uma das cinco maiores do mundo e acontece um episódio fundamentalista destes.
    O que a gente pode dizer?
    Que o feminismo não realizou mesmo todas as tarefas para as quais nasceu, como lembrou há dias o Contardo Caligaris, é apenas um dos comentários possíveis.
    Que essa pseudo-universidade não cumpre com os mínimos requisitos pedagógicos e educacionais, é outro - perdendo, assim, uma enorme chance de debater o assunto dentro de seus muros, que era a única atitude cabível.
    Ao passar a mão na cabeça dos vândalos machistas, apenas suspendendo 6 ou 8 das dezenas que participaram de um quase linchamento, a universidade chancela a impunidade dos estupradores em potencial. E o que é pior - manda o recado de que aprova esse tipo de atitude.
    Também não vi o prefeito, o governador, o secretário da Justiça, secretário de Direitos Humanos, secretária de Conselho da Mulher, Ministério Público, etc, tomarem a frente de uma investigação.
    Meninas, da Uniban ou não, cuidem-se. Não vivemos tempos libertários, nem tolerantes, apesar da imagem passada pelo Brasil do Carnaval e das praias aparentemente despudoradas. Que é também o país do turismo sexual (como vc lembra, desde as Caravelas) e da prostituição infantil.
    É bom a gente botar a boca no trombone e cuidar disso já. Senão, sabemos, piora muito.

    ResponderExcluir
  3. A atitude da Uniban é inconstitucional. Se eles estão certos ao afirmarem, mesmo que não diretamemte, que a moça é puta, não consta que putas deixem de ser cidadãs e não possam ter acesso a universidade.
    É um caso para a Gabriela Leite, a socióloga ex-puta, militante porreta contra a hipocrisia, criadora da Daspu. Sugiro que ela crie uma coleção dedicada a Uniban.

    ResponderExcluir
  4. Tá tudo muito esquisito, mesmo. Uma amiga ironizou em cima deste episódio, perguntando se por acaso os agressores desta moça não gostavam de bunda de mulher? Até gostam, acho, mas que a bunda venha embalada pra presente, e só pra eles, não que a bunda assuma personalidade própria e ouse desfilar em baixo dos seus narizes, sem que eles possam tirar uma lasquinha. Tá tudo muito esquisito. Em segundos, um movimento pode explodir e as consequências desta explosão pode ser (vem sendo) bem triste. Ouvi de um mlk de 20 anos: É uma vagabunda, sair de casa vestida daquele jeito. Ora, se alguém com 20 anos de idade (assim como a média dos agressores) ainda carrega uma opinião dessas, a respeito da mulher, então, meu amigo, a coisa está longe de mudar. Salvo as famosas da mídia, que estas sim, podem fotografar ou desfilar semi-nuas, porque aí é bacana, é cool, é hype. Faça-me o favor...

    ResponderExcluir
  5. Fiquei pensando. Mesmo que a Menina consiga na Justiça a "reintegração de posse" na faculdade, será q vai ter clima pra ela estudar lá?
    Ester, eu acho que, por enquanto, a super Gabriela não deve entrar na história. Até prova em contrário, a moça é, no máximo, portadora de mau gosto pra se vestir. Não é puta.
    Heitor, pior que alguns desses meninos saem exibindo a bunda com umas cuecas tão mequetrefes...

    ResponderExcluir
  6. É, eu concordo com vc Mário - se eu fosse a Menina, eu é que não ia querer voltar pra aquele antro...
    Eu só ia querer uma puta grana, sem risco de trocadilho...
    Cada atitude que esses donos da Uniban tomam, só aumenta o valor do que a Menina vai poder pedir.
    Será que eles não tem diretor de marketing??? Porque de Ética não tem mesmo, está bem claro.
    Eles são a reencarnação das Senhoras de Santana, do janismo, do moralismo medieval da pior espécie...

    ResponderExcluir
  7. se por preconceito tivessem exigido q eu mudasse de roupa e eu estivesse em uma universidade, eu teria me recusado. não posso compactuar com preconceito e com a violência contra a mulher. inúmeras celebridades, modelos, apresentadoras e atrizes usam minivestidos e todos se estapeiam pra pedir autógrafo. bastou uma anônima, merece ser apedrejada? e onde estavam os alunos q se uniriam pra defendê-la? defender o direito dela de ser mulher, de vestir o q quer? preconceito e violência contra a mulher devem ser condenados sumariamente. aqueles q se omitiram e não se uniram pra defendê-la, são igualmente culpados. voltamos aquela horrível premissa de q se uma mulher de minivestido é estuprada a culpa é dela. no alcorão é assim, uma mulher q é estuprada pelo irmão, a culpa é dela. q vergonha desse país e desses horrores. pior, vi umas meninas dando entrevistas e condenando como se elas pudessem publicamente julgar alguém só pelo o q a pessoa se veste. triste país.

    ResponderExcluir
  8. Muito bem Mário, usar seu talento para discutir, com fino trato, um episódio tão terrível como esse. Parece que estamos retrocedendo, é inconcebível tamanho preconceito e violência, e o pior é condenar a vítima e justificar, com falsa moral, a atitude dos agressores. Abs, edi

    ResponderExcluir
  9. Hoje, o reitor voltou atrás. "Desexpulsaram" a Menina da Minissaia. Alguém me enviou por email uma ótima. Que a advogada da Uniban teve que se retirar do caso porque só pode entrar no forum de saia.

    Edi, é difícil apelar pro fino trato. Tem hora que uma boa Catifunda é fundamental.

    ResponderExcluir
  10. Mestre, eu não contei tudo, vale a pena assistir, ainda!

    Eu li um texto legal pra adicionar à essa discussão (fora o teu, amado mestre, que é insuperável). Aqui ó. (ah, não dá pra colar mensagens aqui, desisti)

    ResponderExcluir
  11. Mário, você sabe fazer catifunda com classe. Fiquei espantada com o que assisti nos jornais hoje cedo, a juventude,estudantes da tal universidade, expressando opiniões tão reacionárias, que não faria inveja à juventude nazista do século passado. E pensar que a juventude é a esperança de um mundo menos preconcituoso, mais fraterno... Abs, Edi

    ResponderExcluir
  12. Querido, adorei seu comentário. Vamos combinar o seguinte: se ela sair na Playboy, só um de nós dois compra e empresta pro outro, tá bom? Beijão, roveri

    ResponderExcluir
  13. Alguém lembra de um filme pornô que passou nos cinemas do centro há alguns anos? "A COLEGIAL QUE LEVOU PAU". Lembrei agora, não sei porque...

    Serginho, a Playboy vai encarar essa? Fernanda Young na edição de novembro... E a Mary Quant de São Bernardo em dezembro... uau...

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O mais ridículo foi Fernanda Young se defender e justificar dizendo que era a primeira mulher que escreveu dez livros a sair na Playboy.
    Será que alguém que tiver acesso a revista poderia me contar me dizer qual é a diferença entre a xoxota dela a da de Mulher Samambaia, Melancia, Moranguinho?

    ResponderExcluir
  16. Puta ou não puta, o que importa mesmo é que as empresas de educação, afinal é isso que elas são - EMPRESAS, mostram que não têm a menor capacidade pra lidar com essa juventude que está aí. Afinal, alguém viu algum movimento da Uniban pra reunir pessoas tarimbadas pra tentar entender o que aconteceu e pra se prevenir de futuros desastres? A única coisa que importa pra essa gente, é o negócio, é a mensalidade de milhares entrando no caixa no fim do mês.
    Dizem que o futuro do país são as nossas crianças, mas e os nossos jovens, o que são?

    ResponderExcluir