quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Desce a mão, filhinha!


Chega de temas polêmicos. Vamos falar de dona Meire, a mulher que levou sua cidade aos noticiários de todo o Brasil. Até hoje, duvido que os apresentadores de telejornal tenham pronunciado alguma vez a palavra Araçariguama - nome da cidade de dona Meire. Pois hoje eles já falam, até com aparente naturalidade. E tudo porque dona Meire, mãe de família e monitora de vans, resolveu colocar em prática o poema que deve ter sido o seu preferido nos bancos escolares. É aquele do Gonçalves Dias, que diz "Não chores, meu filho; / Não chores, que a vida / É luta renhida. / Viver é lutar".


Dona Meire aplicou a literatura à vida e criou-se uma confusão dos diabos. Tudo porque a filha de dona Meire foi tirar satisfação com uma colega de classe. Ambas têm 15 anos e o bafafá começou por causa do namorado de uma delas, que teria ficado com a outra. O rapaz em questão - que deve ter de ouro o que os homens comuns têm de carne - completou 23 anos. E deve estar se sentindo o don Juan de Araçariguama - ou, no caso, o Van Damme.


Tudo não teria passado de mais uma briga entre duas adolescentes com hormônios em ebulição se a zelosa e atenta dona Meire não tivesse metido sua colher no angu. Lançando mão de palavras de estímulo - "Soca a cara dela, puxa o cabelo" - dona Meire tornou-se parceira da filhota no cacete que esta desceu na outra, que apanhou sozinha feito uma orfã de Charlie Dickens. Segundo explicou depois a repórteres e curiosos, dona Meire forma no time dos que proíbem o filho de apanhar na rua: tem é que bater mesmo.


Não tenho nada a ver com o jeito que cada um cria seus filhos, mas convenhamos... o método Meire é radical. Vai mais fundo que o estilo Gracie. Todos aqui vão concordar que os criadores do jiu jitsu brasileiro nunca pensaram em aplicar seus golpes na escola convencional, até porque teriam de entrar em uma. Mas dona Meire deve ter se inspirado na saga dos Gracie para ensinar à filha que apanhar na rua é apanhar em casa, pra aprender a não ser frouxa. Pelos golpes vistos no filminho que um aluno gravou - santo celular! - a menina leva os ensinamentos da mãe a sério.


Araçariguama, vejo no google, fica lá pros lados de São Roque e sua existência é citada em documentos desde 1605. Já descobriram mina de ouro e outros minérios por ali, tanto que a Gerdau montou sua sede lá. A cidade, que só conquistou autonomia municipal em 1991, tem namoródromo e inclui filtro solar na cesta básica dos funcionários públicos que trabalham ao ar livre. E ainda se orgulha de ter o menor índice de desemprego do país - se bem que depois do que a dona Meire aprontou, esse índice deve ter mudado um pouco. Mas, do jeito que andam as coisas, não duvido nada que dona Meire seja eleita prefeita na próxima eleição - ou tenha uma estátua erguida na praça da matriz, por ter elevado Araçariguama à categoria de notícia nacional. Te cuida, São Paulo.



8 comentários:

  1. Chega de temas polêmicos??? Sei não...
    Não entendi a causa da demissão da Meiroca. Não se pode mais educar filhos, com rédeas curtas, nesse país? Vou abrir uma comunidade no orkut para ela: Enfia a mão, fiá!

    ResponderExcluir
  2. Ana,
    Concordo com você. E o direito constitucional de ir e vir? E o de dar e receber porrada?

    É com as mãos que construímos nosso destino, erguemos nossas fortalezas. Portanto, pau!!! Isso fortalece o caráter, como diz o pai do Calvin, e quebra alguns dentes...

    ResponderExcluir
  3. Eu estava preocupado, pq Meire realmente perdeu o emprego, mas depois lembrei que o mercado de Ultimate Fighting, o nome chique da velha luta livre, está em alta no Brasil. Olha aí uma juíza, moçada! Tem experiência e voz de comando! E o charme feminino, pra equilibrar todo aquele homoerotismo pulsante no ringue...

    ResponderExcluir
  4. E a história do dom Juan? O cara tem 23 anos e a menina 15. Ainda vale aquela lei não escrita de que se a menina tem mais de 20 kg e se jogar na água e fizer tchibum tá liberado?

    OLha que essa lei é tão antiga quanto as tábuas do Velho Testamento....

    ResponderExcluir
  5. Chauvinistas!!!! (não coloquei a palavra porcos em respeito ao corintianismo dos moçoilos)

    ResponderExcluir
  6. Que injustiça com a dona Meire!... Se colocassem as briguentas de biquini numa banheira escorregadia, chamassem a mãe da outra virava programa de auditório, reality show, como comentei em meu blog...

    ResponderExcluir
  7. Reality show é ótimo, Pedro. E disso vc entende, já que foi (ou ainda é, me atualize) juiz de ludopédio.
    Atenção, o blog dele, apóstolos de pedro, é bem legal. Tipo antenado.

    ResponderExcluir
  8. Já entrei antes de vc!!! hehehehe
    Sou uma tia antenada!

    ResponderExcluir