sábado, 11 de abril de 2009

O Espírito da Páscoa


Hoje não tem coelhinho. Nem ovo. Nem nada pascal desse tanto. Tem um São Pedro, pintado por um pintor português do século 17 ou 18, chamado Grão Vasco. Antes de virar rótulo de vinho, e dos bons, Grão Vasco foi um pintor de temas religiosos. Seus quadros podem ser apreciados com deleite no Museu Grão Vasco, em Viseu. A cidade fica a uma hora e pouco de Coimbra e tem uma linda cor de pedra, toda ela.


Páscoa. Eu acredito em muita coisa. Menos em coelhinho da Páscoa. Desde pequeno. Talvez por não ser tão fã de chocolate. Ou de coelho. Sei lá.


Mas acho legal Páscoa. Talvez porque seja uma festa três dias depois daquela sangreira toda da Sexta-feira Santa. A Sexta da Paixão. Demorei anos pra entender onde entrava a Paixão no meio de tanta maldade. E até hoje tenho dúvidas se entendi mesmo.


Semana Santa me lembra infância. Histórias da infância. Me lembra eu adorar ser criança, porque estava livre do jejum. Minha família - pais, tios, avós - adoravam dizer que faziam jejum na Semana Santa. Ou num dia dela, já não lembro. Jejuavam e guardavam o apetite para o bacalhau do domingo. Mas a criançada podia comer à vontade. Eu nunca queria crescer.


Minha mãe adorava contar do pai dela, que tinha uma vendinha lá no interior de Pernambuco. "Na semana santa, ele não aceitava dinheiro. Só tomava nota das despesas e cobrava depois. Dinheiro na Semana Santa era pecado".


A Semana Santa mudou muito. "Seu" Zé Cândido - meu avô - estranharia. Mas como era de paz, daria de ombros, abriria sua cerveja sem gelo e cuidaria dos fogos de artifício pra festa da padroeira. Avô fogueteiro. Vê se pode.


P.S. BACANA: acabo de conhecer um blog muito divertido: http:/desilusoesperdidas.blogspot.com
É um blog sobre jornalismo. Inteligente, porque bem humorado. Toca em alguns pontos G da profissão - como quem é o tipo mais chato de se entrevistar. Eu queria responder mas fiquei na dúvida entre arquiteto, militante ecológico ou artista plástico explicando a própria obra. Deu empate técnico.

3 comentários:

  1. Mário, pior que isso é entrevistar e assistir entrevista de político. Eles te respondem a pergunda sempre com a própria pergunta e dizem: "estamos em processo para analisarmos antes de alguma coisa..." É a escória! Abs!

    ResponderExcluir
  2. Nathan, não seja injusto com as Celebridades. Elas sempre encontraram "o grande amor" ou então "terminaram tudo, mas continuam super amigos" ou, ainda, nunca deram até o cangote pra conseguir um papel - apenas "fui lá acompanhar um amigo que ia fazer teste".

    ResponderExcluir
  3. Grão Vasco: século XVI.
    Abraço.

    ResponderExcluir