quinta-feira, 23 de abril de 2009

Livres para Voar


O Planalto Central é um lugar sem fronteiras. Lá, o olhar estende-se, quebrado aqui e ali por um prédio, um monumento... Busco na geografia uma explicação para a falta de limites que reina no Congresso Nacional. Só pode ser influência do meio. Não há outra razão para tamanho acinte. Não há justificativa para que deputados e senadores atuem como vilões de fancaria, como hienas famintas que invadiram o circo e tomaram conta do picadeiro, como um bando de Dick Vigaristas dispostos a qualquer truque sujo pra vencer a corrida maluca.


A farra das passagens aéreas nunca foi exatamente uma novidade. Sempre se soube que deputados viajavam de graça. Quer dizer, alguém paga aqueles assentos e, que surpresa, somos nós. Até aí, acho que não tem problema, o cara precisa mesmo chegar em Brasília... pelo menos praqueles três dias em que ele dá expediente. O que não se sabia com tanta riqueza de detalhes é que eles podiam viajar pra onde quisessem, com quem quisessem, quantas vezes quisessem... com passagens pagas com nossos impostos. E pensar no quanto a gente se submete a horários vexatórios, roteiros complicados e outras mumunhas em nome de um precinho mais camarada na passagem de avião...


Piorou quando o ACM Neto apareceu pra jogar a culpa na imprensa... Ou aquele outro deputado protestou contra o que chamou de concessão à pressão popular... Ninguém contou pra eles que foi graças aos votos do "popular" que ele chegou lá? E o Ciro Gomes, que se destemperou e usou um repertório de envergonhar Dercy Gonçalves ao se referir às soluções moralizadoras tomadas meio às pressas? E de quem foi a delicada idéia de aumentar de 16 mil pra 24 mil reais mensais o salário dos nobres políticos, como maneira de compensar as perdas das passagens aéreas?

Não ajudou nada descobrir que deputados tidos como honestos e honrados também tinham se fartado nas carnes devassas das passagens aéreas. Quer dizer que a filha caçula do Fernando Gabeira quer pegar ondas nos mais distantes lugares do mundo - e eu pago? Poxa, o Gabeira é bacana, a filha dele é uma super surfista, pelo que dizem, mas o salário de 16 mil reais do pai deveria bastar pra bancar os sonhos da moça. Ou ela fosse vender sanduíche natural na praia do Pepino pra juntar uma grana, sei lá. Não adianta a voz educada e suave do deputado pedir desculpas. Ele errou. Errou feio.


Quando Fernando Gabeira pede perdão, a vontade que dá é dizer: não, deputado, eu não vou perdoar vossa excelência, não. Sabe por quê? Por que, mesmo morando em São Paulo, eu gostaria de ter votado no senhor. Afinal, o senhor não é da laia do ACM Neto e daqueles outros todos... O senhor peitou o Severino Cavalcante, o senhor deu uma amostra de que é possível ser honesto, sim, nos corredores do Congresso... Pelo menos, eu sempre acreditei nisso e, olhe, continuo acreditando. Justamente por isso não dá pra entender a sua participação na farra das passagens. Não dá, deputado, sinto muito.


Pelo papel que sempre exerceu na história recente de nossa democracia - da tanga de crochê que colocou mais coisas em discussão do que supõe a nossa vã cultura machista até suas atuações no congresso... - por esse papel, o senhor era mais que um deputado honesto. O senhor era uma possibilidade de esperança para o que nós, do povo, entendemos de política. Quando pisa na bola, o senhor não está "arranhando sua imagem", como li ontem. O senhor está sangrando gravemente a nossa vontade de construir um país decente de verdade, com políticos que não se divirtam às nossas custas. O senhor não se igualou aos da quadrilha, deputado, o senhor foi pior que eles, porque sabia que aquilo era errado e se acomodou. Pena que o senhor não leia blogs...


O que esperam de nós os deputados e senadores eleitos com nossos votos? Que aplaudamos o despautério? Ou que aceitemos calados, como coisa que Deus quer, como mulher de malandro que apanha calada? Subservientes como quem dá o rabo e pede desculpas por estar de costas? Se pelo menos na hora da próxima eleição a gente se lembrasse disso e enxotasse essa cambada pro grotão mais distante... mas nem isso. Continuaremos pedindo desculpas por estar de costas.

9 comentários:

  1. A comparação final é muito infeliz. Dar o rabo é muito bom e vc (acho) deve saber o quanto.

    ResponderExcluir
  2. Antes de ser grosseiro, leia de novo e tente entender o sentido da frase.

    ResponderExcluir
  3. Mário,

    Se prosseguirem comentários anônimos desse nível é melhor colocar moderação nos comentários. Humilde sugestão.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Vita, eu também pensei nisso. Mas lembrei que Guimarães Rosa dizia que quando alguém não entende o que você escreveu, o problema está no escritor e não no leitor... Assim sendo, acho que o anônimo Caio leu a minha frase colocando o acento na parte errada. O forte ali não é "dar o rabo", mas "pedir desculpas por estar de costas". Foi só isso. Ele deve ter relido e compreendido.
    E no fim das contas ninguém fala do que achou do texto em si... Francamente...

    ResponderExcluir
  5. Rosa falou isto é? Não sabia... ai meu Deus. Dá mais medo ainda de escrever (rs) De qualquer forma, tem uns seres humanos que são difíceis mesmo (eu, incluindo). Como diz um amigo meu, "isso é coisa de veado sem família"

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  6. pois eu digo que você raciocinou com total lucidez, o texto é ótimo e você expressou exatamente o que eu gostaria de dizer para o deputado fernando gabeira, o político em quem eu teria gostado um dia de votar para presidente da república. não sei se o faria agora. mas ele teve a seu favor o fato de não esperar a imprensa descobrir. se autodenunciou. não refresca muito, mas é mais do que os outros todos fizeram. abração, meu caro! guza

    ResponderExcluir
  7. Olá, Mário, vamos ao texto!
    Eu sei que é difícil, eu mesmo não gostaria de pensar assim, mas acredito que seria pedir demais que ele (F. G.) não tivesse errado nunca nesses anos todos em que está lá nos representando. Não existe super-homem e falhas são importantes porque tendem a ensinar.
    Eu só espero que o ensine a ser mais cauteloso e não verter para a banda dos calhordas - porque o que mais percebo é que, quanto mais eles erram e são pegos, mais eles fazem coisas horríveis... Abs

    ResponderExcluir
  8. Gente, Gabeira tem uma alma lacerdista. É o grande paladino da moral alheia. Estou com o pé atrás com ele há muito tempo. Ele devia fazer uma dupla caipira com a Sandra Cavalcanti.....

    ResponderExcluir
  9. Bem,bem, bem... Eu não sou tão radical quanto o Vita... Entre Gabeira e Sandra Cavalcanti sempre houve uma diferença abissal, a começar do bigode, que ele nunca teve.
    Nathan, o problema de o FG ser 'mais cauteloso' é que ele aprenderia a dissimular mais.... Agora, santo ele nunca foi mesmo. Não dá pra canonizar quem defedia o parto natural sem anestesia alguma...

    ResponderExcluir