sábado, 24 de julho de 2010

O Crime Perfeito


De nada adiantou ter sido um leitor voraz de Agatha Christie, Conan Doyle ou P. D. James. Nenhum autor de romance policial chegaria ao esmero do crime no Brasil. Aqui, Hercule Poirot, Miss Marple, Sherlock Holmes e o inspetor Adam Dalgliesh teriam de passar suas tardes jogando biriba ou tomando chá com torradas. O Brasil, reconheçamos, atingiu a perfeição no mundo do crime. Aqui, pode-se matar uma pessoa, um outro ser humano, e nem é preciso manter o crime em segredo. Todos saberão quem fez o que com quem, e ficará tudo por isso mesmo. Basta atropelar alguém. Simples assim.

Foi o que aconteceu há algumas semanas na Rodovia dos Imigrantes, quando um motorista com os reflexos alterados pelo álcool perdeu o controle da kombi e atingiu três pessoas no acostamento, matando-as na hora. Foi preso, confessou que tinha bebido, pagou uma fiança de 1.200 reais e saiu, pra responder o processo em liberdade. Gente, 1.200 reais dá 400 reais por vida tirada. Nem o Imposto de Renda cobra tão pouco por um dependente.

Na semana passada, foi a triste vez de a atriz Cissa Guimarães ser atingida pela tragédia. Seu filho Rafael, de 18 anos, foi atropelado e morto dentro de um túnel no Rio de Janeiro, quando andava de skate com dois amigos. Era madrugada, o túnel estava fechado para o trânsito de veículos e, teoricamente, não haveria perigo para os skatistas a não ser um assalto inocente. Dois carros, pelo jeito disputando um racha, ignoraram os avisos de interdição e entraram no túnel. "O menino não saiu da frente do carro e manobrou pro nosso lado", explicou o passageiro do carro que atingiu Rafael. Sobre o fato de estar num local proibido para carros, nenhuma palavra.
Depois, ficamos todos sabendo que os dois policiais que interceptaram o carro assassino não perceberam o vidro estilhaçado, o capô amassado, o farol pendurado - e talvez uma ou outra mancha de sangue. Os PMs teriam pedido 10 mil reais pra sofrerem de amnésia. Teria dado tudo certo, caso Rafael não fosse filho de um músico respeitado e de uma atriz conhecida, que até dias atrás anunciava o torpedão da copa do mundo nos intervalos dos jogos. Se Rafael fosse filho da tiazinha que vende coco na praia de Copacabana, talvez o golpe da amnésia tivesse funcionado.
Cá entre nós, a participação dos PMs corruptos é quase que só um detalhe numa história por si escabrosa. O que me impressiona sempre que leio sobre acidentes de trânsito envolvendo mortes é justamente o sucateamento que se faz no Brasil dos seres humanos. Acidentes acontecem. Máquinas podem perder o controle. Todo mundo tem sua hora e dela ninguém escapa. A fartura de lugares comuns deixa claro que nem tudo é crime.
Quando uma pessoa bebe além da conta, sai em alta disparada, ignora um aviso de "proibido entrar" ou a placa de contra-mão... bem, se provocar um acidente, essa pessoa não pode ser tratada como alguém que, coitada, deu sopa pro azar. É crime doloso, sim. Você, deliberadamente, toma uma atitude que pode ter consequências fatais, isso é crime. Pode ter atenuantes? De repente, sim. Mas não se pode dizer que foi sem querer.
Ou pior ainda, não se pode acusar a vítima de ter entrado na frente do carro, impossibilitando uma manobra. Rafael, o filho da Cissa Guimarães, estava em um local onde não devia passar carro, ponto. E tem mais: o sujeito que estava ao volante tinha sob o pé direito o comando do freio. E nas mãos, o volante. Era só frear ou desviar. Bateria o carro, mas não mataria ninguém.
A situação beira o Cinismo Absoluto quando sabemos que há regras muito rígidas dominando o código de trânsito brasileiro. Se eu não fizer a tal da avaliação de poluentes do meu carro novo pagarei multa. Se eu falar ao celular enquanto dirijo, pagarei multa. Se eu tomar três e não um copo de chope, pagarei uma multa altíssima. São regras absurdas? De jeito nenhum. O absurdo é eu perceber que se atropelar e matar alguém, pagarei uma fiança e ficarei em casa. Poderei até dirigir! Quem morreu, afinal, foi o outro. Foi maus.

4 comentários:

  1. Posts contundentes...gostei.

    agora visita os meus e me segue tb...

    www.microcontos180.blogspot.com
    www.micropoetricidade.blogspot.com
    www.frestadajanela.wordpress.com

    abs
    carlos

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muita pena da Cissa, que batalhou para criar os filhos e quando pensa que a missão está cumprida, é vitima de uma tragédia dessas.
    Lembro que ela botou o Pereio na cadeia por não pagar pensão de um dos filhos, tem a maior cara de batalhadora, lutou para preservar sua imagem bela para continuar a trabalhar, criou os filhos sozinha, assim como eu.
    Daí acontece uma coisa dessas, com tantas outras coisas dolorosas envolvidas que mostram a brutalidade brasileira, não há quem segure a uma onda dessas.
    Acho que o Brasil deveria pedir perdão para ela.

    ResponderExcluir
  3. Mário, a crueldade desta história não tem tamanho!
    Li que os PMs que liberaram o motorista assassino pegaram 1.000 reais... É quanto vale a vida de um menino de 18 anos, que teve cortado o resto de sua existência por aqui assim, quase de graça.
    Talvez só não fique totalmente impune porque é a Cissa a mãe que sofreu essa desgraça, mas a gente já cansou dessa "lógica" imoral, ou não?
    Será que lá na frente vai ter um juiz que vai olhar pro prontuário desse cidadão (o reu playboy)e soltar, dizendo que ele é primário, tem endereço conhecido, etc, etc., como foi o caso de tantos outros matadores impávidos deste país?
    O judiciário que temos tem uma parte importante neste estado de coisas que vemos. Ô se tem!!!

    bjs indignados,

    Neusa

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Carlos, Ester, Neusinha... A coisa revolta mesmo. A lógica do jeitinho por debaixo do pano, da graninha pra esquecer tudo, é uma prática nojenta e constante.
    Se bobear, o processo termina e esquecem até de caçar a carteira de habilitação desses criminosos.
    Ah, Carlos... legais os seus minicontos!!!

    ResponderExcluir