quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O cartão vermelho do Eduardo


O que foi mais embaraçoso: o piti do Eduardo Suplicy no Senado ou o Heráclito Fortes ter falado algo que fez sentido? Quando eu me peguei achando que aquele senador piauiense com cara de ator rejeitado no Zorra Total (por falta de qualidade artística) estava falando alguma coisa que prestasse, entrei em pânico. Onde foi parar o meu passado de militância trotskista, de boca de urna pro Lula, de campanha pra Erundina, de... meu Deus! Eu concordava com o Heráclito Fortes! Tudo bem, a coisa foi rápida, porque a gente leva tudo em consideração - mas quando ele disse pro Suplicy que a culpa daquela crise toda é do Lula, nisso ele estava coberto de razão.


É evidente que Eduardo Suplicy fez o discurso que qualquer petista faria antes que a sede pelo poder secasse a garganta da ética. José Sarney envergonha o Senado, sim - e olhe que pra envergonhar este Senado, o cara precisa jogar baixo... Sarney, se tivesse um resquício de pudor em seu bigode já estaria de papo pro ar na sua mansão de São Luís. No mínimo, pra deixar a ralé investigar as denúncias. A investigação não iria muito longe, é ilusão pensar o contrário, mas as aparências se salvariam. Parece pouco, mas não é, não.


Fica difícil acreditar que essa demonstração de cara de pau foi eleita por nós mesmos - nós, como povo, não caso a caso. Fica ainda mais difícil entender porque não há uma tomada nacional de vergonha, para que na próxima eleição esses tipos daninhos sejam banidos. Em que ponto estamos falhando - nós, povo, nós que votamos, pagamos impostos, temos um vocabulário razoável e até formamos opinião aqui e ali. Nossa falha trágica, qual é ela?


Suplicy teria feito um discurso comovente, não fosse a nódoa que paira sobre ele desde a história das passagens aéreas. Não me venham dizer que ele só usou uma, que teve gente usando mais... não existe meio virgem. Ou bem o sujeito advoga e pratica a ética - ou bem ele também passa a compreender as derrapadas alheias. Não é preciso compactuar com elas, mas entendê-las. Eduardo Suplicy, a nossa reserva moral, em quem sempre votei de olhos fechados e em quem muita gente que tem ódio do PT votava... Eduardo Suplicy não poderia ter escorregado.


Mas o fato é que ele escorregou. Pediu desculpas, ok, desculpas aceitas. Daí, sim, dá pra aceitar e entender sua quixotesca performance no Senado na terça-feira. Lutando contra os moinhos de vento do fisiologismo, sem Sancho Pança que o acuda, Suplicy parecia o único sobrevivente de um naufrágio, carregando nas mãos o que restou do "velho PT'. Suplicy acredita no que fala e só isso bastaria para diferenciá-lo de muitos luminares da política. Talvez isso explique o isolamento em que o PT o mantém, colaborando mesmo para que um certo ridículo paire sobre sua figura. Sublinhar o patético de Suplicy, justamente o patético que o torna humano, é uma maneira de reduzir sua força.


Agora, verdade seja dita, ele não precisava ter aqueles rompantes de fúria. Ficou feio. No mínimo, pouco elegante e destoante da figura que dona Filomena criou. Mas deu pra entender porque ele e Marta ficaram tantos anos casados... Um bate-boca entre os dois, já pensou? Entendeu por que o Supla é daquele jeito? Então.


27 comentários:

  1. Acho que o que o Zé Simão escreveu hoje mata a pau: O Suplicy chegou atrasado com seu cartão. O Eugênio Bucci escreve artigo hoje no Estadão falando da questão humana do Suplicy, um pouco na linha do que vc fala. Mas, na minha simples opinião de corintiano, cansei do cara, da ex-mulher do cara, dos filhos do cara, do bisavô do cara. Para mim foi puro marketing para ficar de bem com seu eleitorado, que mingua a cada dia. Desde o passeio com a namorada por Paris, com dinheiro público, perdi o respeito pelo cara. Se a eleição fosse em 2010 (só a do Mercadante será), ele não seria reeleito, como acho que o Mercadante também não será. Não confio em político que pinta o bigode, sorry. Pena não termos bons candidatos, pois as opções que se avizinham são pavorosas: Marta Suplicy, Quércia, Tuma. Eu prefiro o Neto que é corintiano e batia falta como ninguém....

    ResponderExcluir
  2. O Suplicy é marqueteiro toda a vida e tem um traço de maldade ocultado em sua pseudo defesa da ética. A maldade de só pensar nele em qualquer circunstância. Ele ferrou a Marta ao se colocar de vítima publcamente na separação deles, vítima é seu papel preferido e para se colocar assim ele não poupa ninguem, nema mjulher com quem viveu por mais de trinta anos.
    Não surpreende portanto ele não poupar Lula e o PT para continuar a ser quem é.
    Mas é um ser humano e politico muito contraditorio, Contaram-me que ele é do tipo que sai de madrugada para tirar o filho da dona Maria da cadeia, que é de uma generosidade sem tamanho.
    Se não fossem as muitas qualidades que ele tem que o fazem amado e respeitado por muita gente, essa faceta egoista já teria sido desmascarada.
    Não acho bom rifar o Suplicy nem ridicularizá-lo. O cara é muito bom de politica, se eleger e reeleger senador por São Paulo não é para bobinhos.
    Podem esculhambar à vontade, eu acho que O cartão vermelho foi uma jogada de mestre.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, esse Suplicy é lerdo de tanta porrada que levou quando era boxeador. Desde que entrou na vida pública, a exemplo do irrevogável Mercadante, só fez merda. Na hora de agir, se esconde atrás da tal fidelidade partidária; quando as luzes saem, grita pela ética. Mas, ao que tudo indica, Suplicy e Mercadante devem ser defenestrados na próxima eleição. Desses dois eu acho que a gente se livra. By the way: viu que o STF absolveu o Palocci? A culpa é do caseiro, Mário...

    ResponderExcluir
  4. O problema, em caso de derrota do Suplicy, é que pode entrar gente muito pior que ele e, pior ainda, espanando a poeira dos porões da ditadura. Minha santa mãe falava: ruim com ele, pior sem ele. Não se pode votar com o fígado. O risco de colocar um cara pior que o que queremos substituir é muito grande. Não podemos ser ingênuos, não temos mais idade para isso.

    Quanto ao caseiro, acho que ele se fudeu porque quis. Quem, aqui, se tivesse um sítio o contrataria como caseiro? Quem, em sã consciência, contrataria um cara que sai dando com a língua nos dentes? Esse moço foi muito ingênuo, caiu no conto dos tucanos, e agora não consegue emprego. Porque um fazendeiro tucano ou dos demos (que são muitos) não o contrata? Ou será que ele está só a espera da indenização que sonha ganhar e que pelo menos metade vai ficar com o advogado esperto? Vocês viram que o advogado disse que o defende de graça! Conta outra: ele está de olho na indenização que o caseiro pode ganhar (e acho que até merece pelo crime de que foi vítima). Boa parte da bolada pode ir para o bolso dele.

    O próprio Francenildo (coitado, ainda tem que arcar com o peso desse nome. Acho que ele deveria processar também o pai dele) já declarou que não tem estudo e está pensando, agora, em estudar. Ou seja, ele é como uma legião de brasileiros sem estudo que também está na pior por não ter qualificação profissional.

    Modesta opinião de um corintiano que conhece muito bem o careca que está louco para ser presidente, mas que tá com um medo filho da puta de ser derrotado por uma mulher.

    ResponderExcluir
  5. Bom, em linhas gerais, mesmo reconhecendo os defeitos, eu gosto do Suplicy. Discordo do Otávio quando ele diz q o S. só fez merda. Não foi bem assim. É a mesma coisa que dizer que o rabino Henry Sobel é um picareta, porque roubou umas gravatas feias em Miami, esquecendo de toda a participação dele, ao lado de dom Paulo Evaristo Arns e James Wright, na luta contra os desmandos militares.
    Agora, que o cara é lerdo, é mesmo. Cruz credo.

    ResponderExcluir
  6. Acho que a gente não pode esquecer o que é a ter gente facista no poder.
    Do que era mão ter representantes como o Suplicy, que é um humanista, que tem preocupação com a sociedade, é contra a pena de morte, democrata, um homem de bem.

    E pelo amor de Deus essa historia do sigilo do Francenildo é uma piada. O Palocci tinha acesso a conta do Brasil, de todos os bancos, hora bolas. Ridiculo ter caído por coisa dessas.
    Até eu se ligar no banco é capaz de me darem o saldo do Francenildo, já fui bancária sei como fumnciona. E o camarada foi comprado na cara dura, usado e deve ter recebido muito pouco por isso.
    Inventaram essa historia para derrubar o Lula e ainda tem gente que acredita.

    ResponderExcluir
  7. A foda é que ele já levou um susto na eleição passada, quando quase foi substituído pelo Afif Domingos (nossa!). Tá na hora da ficha dele cair. Acho que a lerdeza também é marketing. Sobre isso nossa companheira Ester talvez tenha mais informações.

    ResponderExcluir
  8. O Suplicy é desnecessário, supérfluo e bobo. Não faz falta alguma. Nunca fez nada que se pudesse dizer: nossa, ainda bem que o cara está lá. Outras pessoas, com Tico e Teco funcionando, fariam muito melhor (o próprio Mercadante, ao que consta, tem Ticos e Tecos, e olha a merda irrevogável que é a presença dele).

    Não sou defensor do Serra, muito menos da Dilma. Da mesma forma que o governo de SP precisa quebrar essa continuidade tucana, o presidente da República também não deveria ser a Dilma pelos mesmos motivos. Careca por careca, ao que consta, tanto Serra quanto Dilma se igualam. (tudo bem, ela usa peruca, mas fica com cara daquelas tias feias que passeiam em Higienópolis...)

    Quanto o caseiro, ele me lembra aquele coitado do motorista do Collor, que se fodeu por ter aberto o jogo. O Francenildo foi ingênuo, falou a verdade, entregou o Palófi e ainda teve sua vida vasculhada a mando do ministro. Embora TODAS as evidências levassem à sua culpa, Gilmar Mendes e cia. acabaram inocentando o homem, que agora quer ser candidato ao governo de SP. Muito conveniente.

    Não se trata de ser partidário, gente: nem PSDB, nem PT, nem qualquer outro partido exibem quadros confiáveis.

    Infelizmente, há uma falta TOTAL de perspectiva no cenário político, sem ninguém que a gente possa exibir o nome no peito com orgulho.

    ResponderExcluir
  9. O Suplcy é lerdo mesmo - não é marketing- e tidocomo uma pessoa muito doce por todos os que trabalham e convivem com ele. Conheço vários, inclusive uma que foi secretária na casa dele e da Marta durante oito anos. Todos amam o Eduardo. De A a Z.

    E eu acho horrivel gente que trabalha dentro da casa de alguem e trai, como o motorista do PC Farias, a secretária do Marcos Valério, o Francenildo e outros.
    Dessa secretária da receita, a Lina, então, que vergonha, cargo estratégico no governo fazer uma coisa dessas,
    Quando aconteceu com motorista do PC eu não tinha maturidade para pensar assim, gostei dele ter entregado os patrões.
    Hoje em dia nem para derrubar o Collor acharia traição, deslealdade, uma boa coisa.

    ResponderExcluir
  10. Mas parece que, suplicyanos ou não, chegamos a um acordo: o Francenildo foi levado no bico. (ei, que trocadilho bom... criei agora) Se bem conheço as chamadas classes obreiras, o Francenildo foi tentado por algum ganho - pobre nenhum coloca emprego em risco, acho eu. Mais ou menos como a minha diarista, que quase caiu no conto do cartão premiado. Apertada por mim, metaforicamente, ela confessou: sim, ficou tentada pela grana que ia ganhar do cara... Ou seja, a vítima estava com outras ideias na cabeça.
    Otavinho, continuo discordando de vc, mas tudo bem... Só acho que vc foi deselegante com a Ana Vidotti, que passeia pra cima e pra baixo pelas alamedas de Higienópolis, a bordo de sua Filó.

    ResponderExcluir
  11. Se bem que EU agora chamei a Ana de tiazinha... rs... rs... bom, cocota-cocota ela já não é mesmo...

    ResponderExcluir
  12. Otávio e Mário! Mais cuidado com as palavras, 'garotões'!! A tia-avó aqui ainda tem muita lenha para queimar! E, em hipótese alguma, me pareço com a Dilma. Até mesmo qdo usei peruca. Também já 'fui' careca, mas sou menos autoritária que o Serra... E saracoteio bastante por Higienópolis. Como podem ver, nada é o que parece.

    ResponderExcluir
  13. Nada é o que aparece!

    Aliás, saiu uma foto do Sarney com o Belchior. Festa do vassourão!

    ResponderExcluir
  14. Pois é, Ana, para dizer que a gente lembra a Catherine Zeta Jones, ou no caso da peruca, coma Patricia Pillar, por exemplo, não aparece um cristo. Para comparar com diretora do colégio interno e com o porteiro do IML tem sempre um, ou dois.
    Chiquerrima, você, passeando por Higienópolis, depois da Pompéia (rs), o melhor bairro de São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. Hahaha!

    Ana, amada amante, eu jamais te consideraria tiazinha de Higienópolis!!! Falta-te tudo pra ser isso: você tem bom-humor, é gata, descolada e não usa sai abaixo dos joelhos (também nunca te vi empurrando carrinho de nenê com oito crianças atrás de ti. A citação ao seu nome veio da verve politicamente correta (quase tucana!) do nosso amado Mário, o Viana.

    A analogia de ser careca ou não era só uma piada com o Vita sobre o fato do Serra também ser careca! (rs) Se bem que, pensando assim, prefiro que seja ela a usar peruca. Já imaginou se o Serra aderisse ao canecalon? Ou ao implante???! Credo...

    De qualquer forma, eu sinceramente não consigo ver uns melhores que os outros: os tucanos erram e acertam, os petistas também, mas ninguém apresenta um projeto consistente ao país.

    Quando veio o episódio do Collor, a oposição (PT) usou o caso a seu bel prazer. Quando o atacado é um ministro petista, a coisa se inverte. Dois pesos e duas medidas? Poupem-me.

    Eu pensava que o FHC era ruim como presidente, mas o Lula não deve nada nesse quesito - aliás, muito menos na política econômica e nos planos sociais.

    Petistossauros rex, tremei: o Lula presidente é BEM diferente do antigo Lula sindicalista. Se ele escrevesse (hahaha) certamente diria "esqueçam o que escrevi", a exemplo do FHC.

    Tucanossauros rex, tremei: o Serra se apresenta como um candidato sério, mas seu autoritarismo e o fato de não gostar de terminar mandato fazem qualquer um deconfiar se suas boas intenções.

    No quesito alianças, ambos almejam o PMDB, um com o Sarney e o Renan, outro com o Quercia. Até o Ciro já flertou com o Maluf...

    Voltando ao Suplicy, o fato de ser boa pessoa não indica ser bom político. O que a pessoa pública é nem sempre condiz com sua qualidade de trabalho. Fosse assim, ninguém mais ouviria Caetano, nem leria Ezra Pound...

    ResponderExcluir
  16. My God, Otávio, vc tocou num ponto sensível e instigante... o Serra não gosta de terminar mandato... ele não gosta de despedidas... será que ele chora... (cruzes, se sem chorar ele tem aquela cara, imagina... não, não imagina, não)

    Agora, verve politicamente correta é o caralho verde do oitavo passageiro!
    Eu, hein?
    Tento só ser educado. Acho.

    ResponderExcluir
  17. Otávio, nobre colega

    Tenho a impressão de que politico que você quer é muito bom, só que não existe.
    Político é gente, lembra? Brasileiro, inclusive.
    Quer politico perfeito para sociedade imperfeita? A gente escolhe entre os que estão aí,e viva a democracia. O que tem na prateleira, como diria o sabio Vita.
    No Congresso tem matador, traficante, como na sociedade. Porque seria diferente? E tem os que não são bandidos, pelo menos, eleitos por gente como eu e os amigos aqui do blog.

    ResponderExcluir
  18. Antes de ser acusade de petista, já trabalhei com o Serra e com Alckmin. O Serra é muito melhor, muito doce também ao conversar com o povão.

    ResponderExcluir
  19. Só tá faltando a Reiko aqui nesse blog. Chama ela também!!!

    Ana, se for comparar as três mulheres carecas que eu conheço, meu voto vai para a Patricia Pillar. Espero que isso não estremeça nossa amizade. Você é a careca que mora no meu coração, é diferente. Nesse quesito você é a número um.

    E uma coisa eu tenho a reclamar do Otávio, ele não me mandou convites pra peça dele!!! Eu sou um durango-cultural. Me ajudem para que eu fique cada vez mais culto...

    ResponderExcluir
  20. Ester,

    Fico muito feliz com o fato de você ter criado seus filhos como humanistas e não como consumistas. Eu sei que eles vão sofrer mais, mas a vida é assim mesmo....

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de esclarecer uma coisinha: estive careca por muito pouco tempo. Não quero que pessoas gatas entrem aqui e se assustem comigo, pelamordedeus! ´
    Isto aqui está parecendo encontro de esquerdistas - mais de 3, tem dissidência! Credo! Vou me candidatar à prefeitura de Torrinha e convocar TODOS vocês para criarmos a sociedade perfeita. Quero ver só!

    ResponderExcluir
  22. Mário,
    Vi ontem pela primeira vez um trecho de sua novela. Putz, ela vai ao ar muito tarde, Acabou 23h30.

    Mas vamos lá. Em quinze minutos vi que um delegado da PF foi defenestrado injustamente. Eu não sabia porque mas soube logo depois. Ele é acusado de receber grana do crime oreganizado, chefiado pelo Abu (que está ótimo). Entre os mafiosos tem um com sotaque de italiano da Mooca (deve ser a mesma escola de interpretação utilizada em Terra Nostra).

    Aí tem uma jornalista bem gostosa que está ajudando uma coitadinha de uma foquinha apetecível a desvendar uma quadrilha de tráfico de escravas brancas (adoro essa expressão). Ela foi contactada por uma mulher que chefia a qudrilha. Mas o editor dela (será que foi inspirado no Pimenta Neves?) fica cabreiro porque, eu não sabia mas passei a desconfiar, que ele está na folha de pagamentos da quadrilha. Close na jornalista gostosa colocando o gravador na gaveta. Mensagem subliminar: esse gravador vai dançar.

    Bom, aí o subchefe da mafia é chamado por aquela loirinha que a Neusa detesta e eu não sei o nome, mas que não acho tão ruim assim. Parece que eles são amantes. Eles começam a ter uma desisnteligência, mas cabam nos amassos. Eu pensei: Oba, começa agora aquela longa sequencia de sexo. Mas qual nada, só vi a tirinha do sutiã da moça. Fiquei frustrado. Mas, otimista que sou, pensei de novo: com tanta mulher gostosa nessa novela, logo logo todo mundo vai tirar a roupa Mas nada disso aconteceu.

    Mário como pode ter um elenco tão grande de gostosas e nenhuma fica pelada? Vocês querem ou não aumentar o Ibope? Se até a Globo mostra felação no Vale a Pena ver de novo, que é na hora do almoço.

    Bueno, fiz questão de contar tudo o que vi para não acharem que eu estava mentindo. Meu comentário final. A novela tem muita dramaturgia, mas falta putaria.

    ResponderExcluir
  23. Hahaha! Vocês são impagáveis!

    Ana querida, quando vc quiser ser prefeita, me avisa que eu mudo meu domicílio eleitoral (nossa, que coisa mais Ciro Gomes!) só pra votar em você!

    Ester, eu sei que os caras são humanos, mas alguns deles parecem se esquecer disso, né? E eu não te acusei de petista, viu? Por mais que uma discussão me exalte, eu jamais xingaria alguém de petista! Aí já é baixaria!!!

    Vita, meu caro, enquanto o Lula não aprova o Vale-Coxinha da Cultura pra tentar faturar mais um pouco em cima da gente, considere-se um eterno convidado pros espetáculos! Mande um e-mail e "vem comigo!" (uma coisa Goulart de Andrade)

    Mário, o Viana: amo-te! E isso você já está careca de saber! (vixe, vai começar tudo de novo?)


    Bjs a todos

    ResponderExcluir
  24. Otavio, que mensagem mais fim de novela!!! Todos bem, felizes, bacanas... Tô comovido.

    Vita, sua análise - digamos - crua da novela vem bem a calhar. Nós escrevíamos cenas bem picantes de sexo, mas os bispos não deixaram ir ao ar. Nesta novela nós matamos uma mãe e duas gêmeas; um cara foi assassinado a tiros de espingarda e teve o corpo destruído por gasolina; já teve um cara das Farcs trocando armas por cocaína; tem um viciado q já teve overdose... mas trepadinha não pode.
    Pimenta Neves, olha só... Por acaso, as cenas da redação foram escritas por mim... Os diálogos dos jornalistas volta e meia reproduzem coisas que vivi no tempo em que era, argh, jornalista...

    ResponderExcluir
  25. Eu tô num movimento de final de novela das seis, Mário. Daquelas dos anos 80... (rs)

    ResponderExcluir
  26. Uma coisa é inegável: o Suplicy sabe se colocar na pauta.
    E rende muita conversa, de perucas a declaração de amor.
    Sem querer retomar o debate, esse cara só pode ser bom.

    ResponderExcluir
  27. Imaginei que as cenas de redação eram escritas por você quando vi que a repórter usando máquina de escrever. Pensei: Isso só pode ser coisa do Mário, relembrando os velhos tempos....

    Otávio, você é um dos caras que tem o humor mais ferino que eu conheço (além do MV). E eu gosto desse tipo de humor. Cansei de Praça da Alegria....

    ResponderExcluir