segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A nova cidade limpa


Gilberto, o Alcaide, cortou 20 por cento da verba de limpeza pública em São Paulo. Diz ele aos jornalistas que não vai fazer diferença. Só se for na rua dele. Na minha e nas imediações da minha rua, dá pra sentir, sim, os efeitos dessa mão-de-vaquice kassábica: a coleta de lixo seletivo simplesmente não aconteceu esta semana e, numa rápida caminhada pelas imediações da Praça Roosevelt, hoje cedo, dava pra ver muito lixo acumulado nos cantos, à espera de seus catadores oficiais.

Mas eles não virão porque Gilberto, o Alcaide, decidiu reduzir custos (não, ele não tomou as mesmas providências em relação à publicidade, o que faz a alegria dos departamentos comerciais dos jornais). Notem que é o mesmo prefeito que acinzentou a cidade, mandando tirar todo e qualquer anúncio e letreiro das fachadas. É claro que reduziu muito a poluição visual, mas - mais uma vez - foi tudo tão radical que tirou qualquer traço de cor de uma cidade de natural pouco colorida. Certas ruas ficaram absolutamente pavorosas depois da Cidade Limpa - tínhamos uns prédios com mulheres de lingerie, homens de cueca e outras deliciosas indecências, que davam um inesperado toque humano no meio do mar de concreto.

A Ñova Cidade Limpa de Gilberto é muito estranha, porque é suja. Já não é fácil viver no meio de uma cidade poluída, com a umidade relativa do ar chegando ao subsolo, ruas escuras que mal se enxerga o outro lado, à noite... e ainda por cima, uma cidade suja! É irônico, porque é a mesma administração que zela por nossa saúde com o carinho e a determinação de um comandante nazista. Deve estar preocupada também com o bem estar dos ratos e outros bichos que proliferam com o acúmulo de sujeira.

Hoje, enquanto caminhava pelas ruas cobertas de lixo, me sentindo um figurante de "Ensaio sobre a Cegueira", o filme, me peguei pensando nos velhos filmes de ficção científica que víamos na Sessão da Tarde. O futuro, no cinema, era sempre sombrio. E eu nunca entendi o motivo, talvez porque seja um otimista descontrolado. Via máquinas de teletransporte, telefones com TV acoplada, reconhecimento pela íris, tudo tão moderno e bacana... Mas que ninguém se iludisse: no cinema, o futuro era sempre pouco convidativo.

Do jeito que as coisas andam, começo a achar que o futuro já chegou. Pelo menos, o futuro do cinema. Depois de ver, com alegria, a manifestação de diversas formas de pensar e agir... depois de crescer e me tornar adulto acreditando que há, sim, possibilidade de entendimento entre as pessoas... fico meio assustado em não ver isso acontecendo. Aliás, pelo contrário...

As atitudes, agora justificadas pela cruzada do bom mocismo, andam cada vez mais ditatoriais. É tudo um interminável "não pode". A internet, que possibilitaria uma discussão mais ampla de idéias, está sendo usada só pro bate-boca puro e simples: a qualquer argumento que desagrade, as pessoas já se armam de pedras e armas virtuais, aquarteladas no anonimato que a rede permite... Somos vigiados o tempo inteiro, em nome da segurança... Temos os nossos movimentos acompanhados minuto a minuto por redes de informação multinacionais... Estimulam o pior do caráter, pedem a delação como se fosse uma atitude nobre... Parece, a cada dia, que "1984", o romance de George Orwell, não tem data de validade. Um mundo sombrio e, com o auxílio do alcaide, fedido.


9 comentários:

  1. ontem o cqc entrevistou o kassab no rj q foi lá assistir uma peça do possi. eu acho que reduzir sem uma campanha é insanidade. como hj há campanha sobre economizar água, devia haver uma campanha sobre lixo. é inacreditável como as pessoas jogam lixos nas ruas. são bitucas de cigarros, papéis de bala, chicletes já mascados e até sofás velhos. educação é base para uma sociedade. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Mas o sofá velho, pelo menos, serve como descanso dos sem-teto... Kassab vai ao teatro... Disso eu não posso reclamar...

    ResponderExcluir
  3. Empreiteira de lixo é mina de dinheiro e de corrupção. Fui assessora da Limpurb, era especialista em lixo (rs). A disputa nos bastidores é por repasse de grana, podem ter certeza, nem as empresiteiras nem o Kassab estão preocupados com a limpeza da cidade. Empreiteiro já ganha muito, não deveria cortar serviço nem que a verba diminuisse, esses caras são mercenários. Deve estar em epoca de renovação de contratos, não devem ter chegado a um acordo de quanto e quem vai levar. O prefeito joga para sair do jeito dele, quer fazer caixa pessoal de de campanha.
    Parece que Mussoluni também gostava de teatro...

    ResponderExcluir
  4. Engraçado que para algumas coisas o Kassab investe, mas em educação e saúde nada!
    Como vc mesmo escreveu acima, a internet virou a arma mais poderosa, mas muitas pessoas usam para bate-boca, muitas vezes maldosos e escrotos.
    Vc citou "1984", mas muito tbm me recorda "Admirável Mundo Novo"...

    Tati

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O Kassab vai ao teatro... no Rio!!! As peças que aqui estão em cartaz não são tão boas como as que a amiga (dele) Lulu Librandi produz? Convenhamos, MV! O Kassab ir ao Rio, provavelmente, com o meu, o seu, o nosso dinheiro é um caso de polícia, né não??

    ResponderExcluir
  7. O Kassab vai no teatro em SP também, eu já vi. O Serra, idem, especialmente quando tem alguma atriz que ele queira conhecer melhor.
    Das gestões petistas, só a Marta e a Erundina iam.
    Maluf também não ia, não. Ah, a dona Ruth ia em tudo. E pagava - pelo menos, as alternativas.
    Parece papo de artista carente, no fundo é mesmo, mas o Poder nunca dá muita pelota pra arte que não saia na Caras.

    ResponderExcluir
  8. Corte de 20% na coleta de lixo, corte nas atividades culturais e aumento de 78% no salário dos funcionários municipais. A votação foi um dia antes da restrição aos fretados e - intencionalmente - passou batido pela imprensa, ficou bem escondidinha. É o Kassab 2010.

    SÃO PAULO - Os vereadores aprovaram no início da noite desta quarta-feira um projeto que determina um novo teto salarial para o funcionalismo. Com 48 votos a favor e nenhum contrário, foi estabelecido um aumento de 78% no teto salarial do prefeito e dos secretários municipais, que passará de R$ 12.300 para R$ 22 mil. O reajuste, no entanto, não é automático. Quem vai definir quanto exatamente cada um vai ganhar é a mesa diretora da Câmara Municipal.

    À tarde, mais de 100 guardas municipais fizeram uma manifestação em frente à Câmara Municipal por reajuste salarial e aprimoramento do plano de carreira para a categoria. Eles exigiram a aprovação de gratificação com valor próximo ou igual ao que é pago pela prefeitura à Polícia Militar. Segundo os manifestantes, que usaram nariz de palhaço dentro do plenário, se a prefeitura não tem dinheiro para valorizar a Guarda Civil também não deve gastar recursos com policiais que são pagos pelo governo do estado. O Globo noticiou, a imprensa paulista necas, deve ter dado notinha bem escondida.

    http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/08/19/vereadores-aprovam-aumento-de-78-no-teto-salarial-do-funcionalismo-em-sp-757481395.asp

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Srº Mario Viana Já faz algum tempo que acompanho o vosso trabalho e o tenho em alta estíma, gosataria de diálogar com o srº a respeito de um projeto meu, mas não gostaria de expor aqui,como o meu endereço postal ficará aqui se possível entre em contato comigo que lhe mamdarei um texto para o srº análisar. Meu nome é Mara
    Que Deus o Abençõe sempre e os espirítuos de luz o acompanhem sempre, que assim seja amém.

    ResponderExcluir