quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Votos válidos


Deve ser por causa do facebook. Ou do twitter. Mas que tem influência das redes sociais nisso, tem. Há vários pleitos não se via um pessoal tão engajado na campanha eleitoral. Tiro isso por meus amigos - de todos os credos políticos. Estão todos empenhadíssimos na torcida por seus candidatos, a quem defendem com zelo de mãe italiana. Eu mesmo preciso me controlar pra não entrar em todas as discussões políticas, pra não correr o risco de perder um ou outro amigo - nem todo mundo leva na esportiva frases mais empolgadas como "por que você não enfia esse seu candidato no rabo?".

Acho que minha última participação efervescente numa campanha foi em 89, quando Fernando Collor disputou e levou a taça ambicionada por Lula. Lembro que, no dia seguinte à eleição, já com a apuração dando a vitória de Collor, fui trabalhar todo vestido de preto, luto total , fossa absoluta, meu mundo caiu, etc etc. Com o tempo, a euforia foi cedendo lugar ao comodismo e, se tenho meu candidato, o amigo tem outro, e assim se leva a vida.

Mas confesso que fazia falta um frissonzinho. É muito triste quando as pessoas decidem o rumo que o país vai tomar nos próximos anos com o mesmo frêmito de quem opta por água com gás ou sem no restaurante self-service. Vejam, não estou dizendo que Dilma é melhor que Serra ou que Marina dá de dez nos dois. O que digo é: vale a pena ver os olhos brilhando tanto nos dilmistas quanto nos serristas - e até nos marinistas, quando eles param de olhar embevecidos pra plantação de alface.

Só não acho legal neguinho colocar tudo em risco - amores, amigos - por causa de um voto. Tudo na vida é possível de discussão sensata, sem precisar partir pras ignorâncias. Muitas vezes senti-me colocado à parte em algumas listas de candidatos com quem não me filio... e confesso que já bloqueei um ou outro mais radical, pelo menos por meia hora. Depois volto atrás e desbloqueio a figura. Mas decidi que só estico a conversa política com quem tem bom senso: fulana é lésbica, sicrano roubou a avó, quem não vota em beltrano é uma anta leprosa... Se houver sombra de argumento assim, eu pego meu chapéu e me retiro. Paro de ler as bobagens e dou finalidade mais útil ao meu tempo.

Domingo vai rolar mais uma eleição. Festa da democracia, como diz a nada democrática Rede Globo. Pra mim, que acho muito legal votar e detesto viajar em feriadão, vai ser dia de festa mesmo. Depois, serão 1.460 dias torcendo pra termos um bom governo, pra rolar um festival de ética, pra finalmente a coisa ter o jeito que ainda não teve como devia.

3 comentários:

  1. Muito bom, Mário! É isso aí. Tá rolando muita ofensa, muito boato. Talvez por ser a primeira campanha com internet e daí, infelizmente, tá rolando mais desinformação que informação. Talvez, na próxima, estejamos mais maduros e usaremos a net de um jeito mais bacana. Vamos torcer.
    Marcos Ferraz.

    ResponderExcluir
  2. não sei, atualmente eu ando pedindo água com muito frêmito. eu tenho um certo receio quando vemos tanta censura na imprensa. fora questões como essa, os planos de governos são muito similares, cada um que vote naquele que se identificar mais. gosto de ver as pessoas dando mais valor ao voto conseguido tão suado nesse país, mas acho que ainda estamos anos luz de saber votar melhor. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo, não dá pra perder o senso por causa do debate sobre qualquer tema. O bom é argumentar, com fundamento, dizer porque a opinão que se defende é melhor, etc, etc. eu gostei do resultado das eleições presidenciais. Considero importante uma mulher dirigir esse Pais, mas, não é só por isso, eu acho que a Dilma tem capacidade e rumo político. Edi

    ResponderExcluir