segunda-feira, 7 de junho de 2010

O Simba Safári da Paulista




E eis que rolou mais uma parada ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUWVXZ (eu sempre erro a sigla, então já tasco o alfabeto inteiro, vocês escolhem). A Paulista e a Consolação ficaram tomadas, gente de todos os sexos se beijava adoidado - houve alguns casos até de beijos em trios e quartetos, e a música eletrônica mandou ver o tempo todo. Aprendi a lição do ano passado e desta vez fui totalmente franciscano: grana espalhada por vários bolsos, o celular guardado em casa e radar ligado pra qualquer aperto mais forte que algum amasso por interesse. Deu certo.




Desta vez, fiquei também mais ligado nos trios elétricos. Alguns, como o do Casarão, mereciam um prêmio: todos os participantes estavam animadíssimos e fantasiados de lordes franceses ou algo que o valha, tudo branco. Dava um efeito legal na avenida, à luz do sol que se mostrou um simpatizante de primeira. O segundo carro a merecer aplausos foi o da drag Saletti Campari, a eterna Marilyn Monroe de Campina Grande. Agitada e agitadora, Saletti arregimentou a ex-prefeita Marta Suplicy, o apresentador Leão Lobo e atrizes do elenco de "Viver a Vida". Acho que foi o único carro (dos que eu vi) que tinha celebridade no topo. Os outros transportaram anônimos mesmo - e isso sempre foi o grande barato da parada paulistana: a festa é dos desconhecidos, dos comuns, dos eus e vocês.


O problema é quando os comuns são mal escolhidos. Vamos combinar uma coisa. O nego ganha um passe livre pra acompanhar a parada do alto de um trio elétrico e desfila pela avenida Paulista com expressão de quem está assistindo um torneio de gamão em Helsinque. Nem um sorriso, uma requebradinha que seja. Nada. O popular olhar de peixe morto, vocês lembram? Eu fico impressionado com isso.


Não acho que todo mundo deva sair pulando feito uma minhoca epilética a cada Lady Gaga ou Madonna... mas caramba, nem I Will Survive anima esse povo do alto dos carros. Em geral, são passageiros de carros bancados pela iniciativa pública - prefeitura, sindicato... São pessoas que parecem estar lá porque foram obrigadas. Será que alguém é obrigado a subir em trio elétrico?


Mas isso nem é o pior. O desagradável mesmo é quando o peixe-mortismo do olhar é substituído por uma certa abordagem antropológica. Lá do alto, eles olham a patuléia que - no asfalto - dança, canta, se beija e se embebeda de vinho Sangue de Uva (eu reparei no rótulo), enfim, a turma do trio olha a galera do asfalto como se visse uma manada de seres exóticos. Agem como se estivessem no Simba Safári, percorrendo devagar o reino das suricatas. Destinam aos anônimos pedestres um olhar de desdém, com se estranhos fossem os que vão à parada para se divertir.


Se alguém tiver acesso à organização da parada, pede pra eles serem mais seletivos na hora de distribuir o bilhete único dos trios. Quem quer fazer carão e pose de esnobe, que fique em casa. Ou no mesmo andar que a patuléia. Quem sabe a alegria contagie.


10 comentários:

  1. Ah, que legal, eu queria muito ter ido, mas fiquei em casa estudando. rs

    ResponderExcluir
  2. A Salete além de descolada é candidata a deputada estadual, por isso o agito em torno dela.

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei parada na ilha da Consolation. Me diverti! Como tem maluco neste mundo. Fiquei ao lado de um trio, em idade já avançada, vestidos de... militares!!! AMO estas pessoas que deixam fluir as fantasias + malucas. E de uma velhinha (já passava dos 80) animadíssima, que fez amizade com toda a molecada. Show de tolerância.

    ResponderExcluir
  4. As pessoas na rua são sempre mais alegres, Ana. Elas embarcam na festa com vontade mesmo. Fica ainda mais evidente a cara de orifício anal de certos 'destaques'.
    Acho que vou votar na Salete Campari. Embora ache a bebida horrorosa.

    ResponderExcluir
  5. Para qual cargo ela concorre? Por qual partido?

    ResponderExcluir
  6. Parece que é pre-candidata a deputada pelo PT. Não sei. É de esquerda, sei apenas isso. E mora na Avanhadava.

    ResponderExcluir
  7. O melhor é essa foto do post, Mário.
    Desde pequeninos acolhendo as diversidades! rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Ana

    Salete pe candidata a deputada estadual pelo PT. Toma que se eleja e com muitos votos.Não a conheço mas tem muita gente que a respeita, sinal que é séria.

    ResponderExcluir
  9. Querido que saudades, é isso mesmo. Seu texto descreve exatamente o que eu senti. O pior que um carro desses cheio de gente com cara de peixe morto tinha como um dos patrocinadores um tal de açougue Renascer....não acreditei!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Açougue Renascer é sensacional! A primeira casa de carnes espírita do mundo!!!!

    ResponderExcluir