quarta-feira, 14 de abril de 2010

Arrivederci, Claudio


A notícia chegou sábado, no momento em que eu começava a almoçar no Bar da Dona Onça. O jornalista, roteirista, boa praça em geral e amigo em particular Claudio Barbutto tinha morrido naquela manhã, aos 40 e poucos anos (ele não revelava a idade...). Um enfarte fulminante o levara, em Milão, onde vivia com a mulher, Maria Helena.
Quando Patricia me ligou contando, a Dona Onça trazia à mesa uma amostra de um novo prato, o cassoulet de frutos do mar, delicioso... E eu, em meio à tristeza, saquei a sincronia: entre meus amigos, Claudio era o que mais gostava de provar novos pratos e sabores... Era um apaixonado por gastronomia e passava essa paixão para quem o conhecia.

Quando ele e MH moraram em Roma, estivemos juntos - e fizemos um deslumbrante passeio a pé pelo Forum Romano, à noite, iluminado de forma especialmente linda. Era um dos passeios prediletos dele - e tornou-se o meu, claro. Além disso, Claudio sempre levava o turista a um restaurante diferente, sempre um melhor que o outro, muitas vezes em lugares que nem os italianos nativos encontravam fácil - mas onde se podia saborear um espaguete com frutos do mar digno dos deuses... E o sorvete de arroz, fabricado na Picca, com direito a todos os trocadilhos?

Um homem tão apaixonado pelos prazeres da vida e pela Itália não precisava ter sido submetido, depois de morto, a tanto descaso: a polícia italiana demorou 3 dias para levar o corpo da casa para um insituto médico legal. Três dias! Faltava a autorização do médico do bairro, que estava de folga no fim de semana... A burocracia italiana reduz a terra de Fellini, Mastroiani e Armani a um muquifo de quarto mundo.

p.s. Rosani, obrigado pela foto.

4 comentários:

  1. Mario, querido, que bela e justa homenagem ao nosso amigo. Quando voltei a Roma em 1998 tive o privilégio de obter do Claudio um roteiro com o que ele achava os tops da cidade. É impossivel lembrar do sorvete de arroz sem lembrar do Claudio. Aliás, quase tudo que é bom lembra o Claudio, porque ele procurava viver e encarar a vida sempre da melhor maneira - e a gente tentou aprender um pouquinho disso com ele. Ciao, Claudio!

    ResponderExcluir
  2. ELE ERA MEU AMIGO M CARA 10 FICA A SAUDADE POR FAVOR AGUEM PODE ME PASSAR O EMAIL DA MULHER DELE RI MUITO COM ESSE CARA O MUNDO PERDE MUITO COM A FALTA DESSE CARA MEU EMAIL ALEXXXDACOSTA@HOTMAIL.COM SE ALGUEM PUDER PASSAR PRA ESPOSA DELE OU UM FAMILIAR AGRADEÇO

    ResponderExcluir