terça-feira, 31 de maio de 2011

Um tapinha não doi


E eis que, de repente, um senhor de 80 anos sai pelo mundo e até estreia em cinema defendendo uma legislação mais moderna para o consumo de maconha. FHC - por quem nunca morri de amores, mas a quem eu dei meu primeiro voto, nos finais da década de 70 - é o principal nome do documentário brasileiro "Quebrando o Tabu", dirigido por Fernando Grostein Andrade, irmão do Luciano Hulk e, portanto, cunhado de Angélica. Todos no mesmo táxi.
Não me senti muito animado a ver o filme, mas fiquei pensando que esse Fernando Henrique é danado de esperto. Já faz algum tempo, o bom velhinho tem manifestado em entrevistas a saudade que tem do tempo em que fazia oposição e, pelo teor das mensagens, julga-se sério candidato a porta-voz dos contrários. Também acho que falta uma oposição que preste no Brasil. Até uns dias atrás, imprensa e classe média estavam em clima de lua de mel com Dilma Rousseff. É bom lembrar que até ser eleita, ela era apenas "aquela mulher", "eu não voto naquela mulher", etc. Virou Dilma, mostrou-se discreta, agradou os mais conservadores. Escorregou com a história do enriquecimento do Palocci e estatelou-se com a estrada desnecessária em cena do ex-presidente Lula. Agora, todo mundo é oposição - mas não do jeito que FHC imagina, ou seja, em torno dele. É uma oposição tão fisiológica quanto a situação de uma semana atrás.

O que me espantou na esperteza FHCiana é que ele agora tenta ocupar a vaga abandonada por todos os políticos, com a provável exceção do Fernando Gabeira: o de defensor de alguma coisa menos careta. Ainda soam nos ouvidos a gritaria em torno do aborto, que desviou as atenções da campanha eleitoral. Ou os brados retumbantes contra a lei anti-homofobia que ecoam na Câmara dos Deputados. Ao retrocesso mental e ideológico explicitado por Dilma, Serra, Jilberto, o Alcaide, e outros oportunistas interessados no voto dos evangélicos, FHC entrega-se ao papel de vovô bacana, aquele que entende perfeitamente quando o netinho aparece enrolando um beck no quintal de casa.

De todos os políticos, é justamente o imperial FHC quem acena para os jovens com uma flamulazinha menos conservadora. É claro que até agora ninguém perguntou por que ele não fez alguma coisa nesse sentido durante os 8 anos de seu governo. Ou por que o governador de São Paulo, também do PSDB, optou em descer o sarrafo nos manifestantes da Marcha da Maconha, recentemente. Seja como for, FHC - a quem continuo dando o mesmo valor de antes - entra dando cutucadas em Dilma, Serra (um antitabagista de babar na gravata), Alckmin e Jilberto, o Alcaide. E ainda sobra umas espetadas em José Sarney, vencedor inconteste da calhordice ao declarar que o impeachment de um presidente foi um acidente na história do Senado brasileiro. Não deixa de ser coerente: alguém que pensa assim só pode mesmo praticar a política que conhecemos.

10 comentários:

  1. Texto excelente... muito bom! FHC quer ficar no lugar do Plínio e ser o político " quem não tem colírio usa óculos escuros..."

    ResponderExcluir
  2. É justamente o que eu perguntaria ao FHC, caríssimo Mário Viana: por que agora e não durante o seu mandato?

    Execelente texto, sua pena está sempre afiada!

    Um beijo saudoso
    Maria Shu

    ResponderExcluir
  3. Cada vez mais fantásticos os seus textos.
    Uma pergunta me incomoda: será que agora ele traga?????
    Bjks com saudade

    ResponderExcluir
  4. Dizem, ou pelo menos já ouvi mais de uma vez que: na velhice as recordações da mocidade ficam mais constantes, mais aguçadas e mais saudade a gente tem...deduzo que o velhinho deva estar nuito, muito, muito saudoso da mocidade...Está chegando a hora de começar a escrever sobre os tapinhas memoráveis, a partir de um posto de vista sociológico, é claro!!!!Texto bacana!!!

    Bjs Ângela Costa

    ResponderExcluir
  5. Essa pergunta foi feita. E ele respondeu: "Primeiro porque eu não tinha a consciência que tenho hoje. Segundo que eu também achava que a repressão era o caminho”.

    ResponderExcluir
  6. Ah, é? Legal, resposta sincera. Ou esperta.

    ResponderExcluir
  7. Vi o trailer do filme de novo e, realmente, FHC fala dessa coisa da nova consciência. Se bobear, vou ver o filme. Gosto de documentários, anyway.

    ResponderExcluir
  8. Mário:
    Tb só assisti ao trailer por enquanto e quero conferir o documentário. Parece que toca no problema da droga de forma inusitada: não basta reprimir. O proibido atrai mais do q o permitido. E há exemplos no mundo (inclusive em Portugal) em que a descriminalização da maconha, além de regularizar o mercado acabando com o tráfico, provocou diminuição de violência urbana. Não vale a pena tentar? Boa discussão, que o bom velhinho FHC tomou pra si e está levando a bandeira, a contragosto de seus parceiros de partido.
    Bjs
    Maurícoi

    ResponderExcluir
  9. Ele não falou disso antes porque era sempre um potencial candidato a algum cargo. Agora ele não quer mais se candidatar a nada, pode soltar o verbo. Pode até repetir que não acredita em Deus, Jesus, etc. a qualquer evangélico que estiver passando na rua.

    ResponderExcluir